A Interação Humano-Computador (IHC) se refere às formas com que o homem interage com o computador, bem como as teorias e técnicas de projeto utilizadas para tornar o sistema interativo. Nesse sentido, Barbosa et al. (2003) definem a IHC como o conjunto de processos, diálogos e ações através dos quais o usuário humano interage com um computador. No âmbito educacional, entende-se IHC como “a disciplina relacionada ao projeto, implementação e avaliação de sistemas computacionais interativos para uso humano, juntamente com os fenômenos relacionados a esse uso” (PREECE e ROMBACH, 1994).
De maneira complementar, Neto (2011) destaca que a IHC é área que estuda os diversos fenômenos que cercam os sistemas computacionais no que diz respeito ao projeto, avaliação e implementação destes, visando uma interação prazerosa e produtiva entre homem e computador. Neste sentido, a aplicação de IHC deve ser evidenciada pelos desenvolvedores desde a concepção até o nível mais alto (passando por todos os níveis) do processo de criação dos softwares educativos (DENG, LIANG e WANG, 2009).
A partir da análise dessas definições, observa-se que os estudos nessa área devem contemplar:
Quanto ao Projeto de Interface, será disponibilizado um template de documento, onde constam os princípios, teorias e características necessárias para criar uma interface gráfica interativa e amigável. A implementação desse projeto pode ser feita através da criação (programação) do sistema ou da elaboração de Protótipos de Tela que representam a interface e o fluxo de interação desse sistema. Por fim, no que diz respeito à avaliação, essa pode ser feita a partir da análise do atendimento dos princípios de Usabilidade da Norma ISO/IEC 9126 ou da Avaliação de Experiência do Usuário.
Gamificação é o uso de mecânicas e dinâmicas de jogos para engajar pessoas, resolver problemas e melhorar o aprendizado, motivando ações e comportamentos em ambientes fora do contexto de jogos (EDOOLS, 2018). Neste sentido, o principal objetivo é aumentar o engajamento e despertar a curiosidade dos usuários e, além dos desafios propostos nos jogos, na gamificação as recompensas também são itens cruciais para o sucesso.
Esta disciplina adota conceitos de Gamificação para as atividades de ensino, como medalhas oferecidas aos jogadores depois de realizarem alguma tarefa e um prêmio para a equipe que conquistar o primeiro lugar no ranking.