As atividades da disciplina são organizadas em fases a fim de que o aluno-jogador siga um caminho pré-planejado de ensino-aprendizagem. Cada fase possui um grau de dificuldade e pontuação de acordo com a ementa e objetivos da disciplina. Neste sentido, as pontuações são:
Etapa | Pontuação | Objetivo |
---|---|---|
Fase 1 | 4,0 pontos | Elaborar um Projeto de Interface seguindo o template de documento disponibilizado no Sigaa. |
Fase 2 | 3,0 pontos | Criar Protótipos de Telas que sigam as recomendações do Projeto de Interface. |
Fase 3 | 3,0 pontos | Realizar Avaliação de Usabilidade dos protótipos de telas seguindo os princípios da ISO/IEC 9126. |
Fase Bônus | 1,0 ponto | Realizar Avaliação de Experiência do Usuário com 5 (cinco) alunos externos à turma. |
Ao final da disciplina, os alunos deverão realizar uma Avaliação 360º, ou seja, irão avaliar seus colegas de equipe e a si próprio.
O desafio da disciplina consiste em trabalhar com uma equipe multidisciplinar, escolhida aleatoriamente, a fim de regionalizar um aplicativo de compartilhamento de mensagens. Essa regionalização deve ser feita a partir da aplicação de práticas de IHC, definidas através de fases. Cada uma dessas fases premia a equipe vencedora com um artefato que dará vantagem competitiva a essa na fase seguinte. Assim, a equipe que vencer o primeiro desafio, teoricamente, dispara na frente da competição. As demais terão que se empenhar mais para diminuir essa vantagem competitiva.
Por fim, há uma Fase Bônus que vale 1,0 pt extra que pode auxiliar na obtenção de nota individual do aluno que precisar melhorar sua nota (conceito).
A conclusão de cada fase dá direito a uma medalha correspondente ao grau de dificuldade da mesma. Essas medalhas fazem referência aos aplicativos desenvolvidos nas ofertas anteriores da disiplina de IHC.
O ranking será gerado a partir da nota da pontuação + classificação obtida em cada fase. Por exemplo, se existirem 4 equipes, a que melhor concluir a Fase 1 poderá obter 4,0 pontos + 0,4 pela classificação. A que ficar em 2º na fase terá somado a pontuação + 0,3 pela classificação, a que ficar em 3º + 0,2 e a que ficar em 4º + 0,1. Ao final da disciplina, quem estiver em 1º lugar no ranking ganha um prêmio
Adicionalmente, a classificação da equipe nessas fases dá direito a um artefato que contém exemplos de como realizar as próximas fases, oferecendo uma vantagem competitiva aos vencedores.