Fases e Pontuação

As atividades da disciplina são organizadas em fases a fim de que o aluno-jogador siga um caminho pré-planejado de ensino-aprendizagem. Cada fase possui um grau de dificuldade e pontuação de acordo com a ementa e objetivos da disciplina. Neste sentido, as pontuações são:

Etapa Pontuação Objetivo
Fase 1 1,0 pontoCriar um "hello world!" através de request-response no cliente-servidor.
Fase 2 2,0 pontosCriar um CRUD (Create, Retrieve, Update e Delete) de uma entidade com persistência no BD.
Fase 3 3,0 pontosGerar uma classe para gerenciar o envio de email usando SMTP (Simple Mail Transfer Protocol).
Fase 4 4,0 pontosAplicar no mínimo 4 (quatro) Web Patterns no site desenvolvido durante a disciplina.
Fase Bônus 1,0 pontoAplicar máscaras e realizar a validação dos campos dos formulários do site desenvolvido.
Big Boss 10,0 pontosCriar um site em HTML 5 que implemente os requisitos de todas as fases e seja responsivo.
Monitoria 5,0 pontosRealizar monitoria em uma linguagem de programação específica durante as atividades da disciplina.

Ao final da disciplina, os alunos deverão realizar uma Avaliação 360º, ou seja, irão avaliar os monitores da disciplina, seus colegas de equipe e a si próprio.

Desafios e Estratégia

O desafio da disciplina consiste em realizar cada fase utilizando uma linguagem de programação web diferente. Caso repita uma linguagem, será subtraído 1 ponto do valor da fase. Assim, se um aluno realizar todas as fases na mesma linguagem, poderá obter no máximo 7,0 pontos. Sendo assim, o aluno deve criar uma estratégia na hora de escolher qual linguagem usará em cada fase.

No entanto, além das 4 fases, há uma Fase Bônus que vale 1,0 pt extra que pode auxiliar na estratégia do aluno. Caso deseje, o aluno pode optar por enfrentar o Chefão Final (Big Boss) ao invés de cumprir essas 4 fases.

Medalhas

A conclusão de cada fase dá direito a uma medalha correspondente ao grau de dificuldade da mesma. Adicionalmente, o uso com sucesso de uma linguagem dá direito a uma medalha referente ao criador desta linguagem. Há ainda uma medalha específica para quem matar o Big Boss e uma especial para quem concluir TODAS as etapas.

Ranking e Premiação

O ranking será gerado a partir da nota da pontuação + classificação obtida em cada fase. Por exemplo, se existirem 5 equipes, a que melhor concluir a Fase 1 poderá obter 1,0 ponto + 0,5 pela classificação. A que ficar em 2º na fase terá somado a pontuação + 0,4 pela classificação, a que ficar em 3º + 0,3 e assim sucessivamente. Ao final da disciplina, quem estiver em 1º lugar no ranking ganha um prêmio.