As atividades da disciplina são organizadas em fases a fim de que o aluno-jogador siga um caminho pré-planejado de ensino-aprendizagem. Cada fase possui um grau de dificuldade e pontuação de acordo com a ementa e objetivos da disciplina. Neste sentido, as pontuações são:
Etapa | Pontuação | Objetivo |
---|---|---|
Fase 1 | 1,0 ponto | Criar um "hello world!" através de request-response no cliente-servidor. |
Fase 2 | 2,0 pontos | Criar um CRUD (Create, Retrieve, Update e Delete) de uma entidade com persistência no BD. |
Fase 3 | 3,0 pontos | Gerar uma classe para gerenciar o envio de email usando SMTP (Simple Mail Transfer Protocol). |
Fase 4 | 4,0 pontos | Aplicar no mínimo 4 (quatro) Web Patterns no site desenvolvido durante a disciplina. |
Fase Bônus | 1,0 ponto | Aplicar máscaras e realizar a validação dos campos dos formulários do site desenvolvido. |
Big Boss | 10,0 pontos | Criar um site em HTML 5 que implemente os requisitos de todas as fases e seja responsivo. |
Monitoria | 5,0 pontos | Realizar monitoria em uma linguagem de programação específica durante as atividades da disciplina. |
Ao final da disciplina, os alunos deverão realizar uma Avaliação 360º, ou seja, irão avaliar os monitores da disciplina, seus colegas de equipe e a si próprio.
O desafio da disciplina consiste em realizar cada fase utilizando uma linguagem de programação web diferente. Caso repita uma linguagem, será subtraído 1 ponto do valor da fase. Assim, se um aluno realizar todas as fases na mesma linguagem, poderá obter no máximo 7,0 pontos. Sendo assim, o aluno deve criar uma estratégia na hora de escolher qual linguagem usará em cada fase.
No entanto, além das 4 fases, há uma Fase Bônus que vale 1,0 pt extra que pode auxiliar na estratégia do aluno. Caso deseje, o aluno pode optar por enfrentar o Chefão Final (Big Boss) ao invés de cumprir essas 4 fases.
A conclusão de cada fase dá direito a uma medalha correspondente ao grau de dificuldade da mesma. Adicionalmente, o uso com sucesso de uma linguagem dá direito a uma medalha referente ao criador desta linguagem. Há ainda uma medalha específica para quem matar o Big Boss e uma especial para quem concluir TODAS as etapas.
O ranking será gerado a partir da nota da pontuação + classificação obtida em cada fase. Por exemplo, se existirem 5 equipes, a que melhor concluir a Fase 1 poderá obter 1,0 ponto + 0,5 pela classificação. A que ficar em 2º na fase terá somado a pontuação + 0,4 pela classificação, a que ficar em 3º + 0,3 e assim sucessivamente. Ao final da disciplina, quem estiver em 1º lugar no ranking ganha um prêmio.