Avaliação de Usabilidade

A NBR ISO/IEC 9126 (2003) define usabilidade como a capacidade do produto de software de ser compreendido, aprendido, operado e atraente ao usuário, quando usado sob condições especificas. Dessa forma, define como atributos de qualidade as seguintes características:

  • Inteligibilidade: Capacidade do produto de software de possibilitar ao usuário compreender se o software é apropriado e como ele pode ser usado para tarefas e condições de uso específicas. Essa inteligibilidade dependerá da documentação e das impressões inicias oferecidas pelo software;
  • Apreensibilidade: Capacidade do produto de software de possibilitar ao usuário aprender sua aplicação;
  • Operacionalidade: Capacidade do produto de software de possibilitar ao usuário operá-lo e controlá-lo. Aspectos de adequação, modificabilidade, adaptabilidade e capacidade para ser instalado podem afetar essa operacionalidade. De acordo com a ISO 9241-10, operacionalidade corresponde à controlabilidade, tolerância a erros e conformidade com as expectativas do usuário;
  • Atratividade: Capacidade do produto de software de ser atraente ao usuário. Isto, refere-se a atributos de software que possuem a intenção de tornar o software mais atraente para o usuário, como o uso de cores e da natureza do projeto gráfico.

Evaluation: Os alunos deverão enviar para o email carlos3mf@gmail.com as fichas de avaliações referentes aos 3 (três) sistemas concorrentes, com os pareceres para cada nota atribuída.

Pontuation: 3,0 pontos.

Template: Ficha de Avaliação

Deadline: 17/10/2018

Reward: Medalha FalaParente