JAVA

Monitor: A definir

Existem diversas características que tornam a linguagem Java tão popular, talvez a mais em evidência nos dias de hoje seja o fato de que Java é a linguagem base para o desenvolvimento de aplicações mobile para Android, simplesmente a plataforma mobile mais utilizada no mundo. Entretanto, além disso, podemos citar:

  • A sintaxe similar a outras linguagens mais antigas, como C e C++. Isso proporciona fácil entendimento para programadores dessas linguagens.
  • Suporte à Orientação a Objetos – Java é uma das principais representantes das linguagens orientadas a objetos.
  • Portabilidade – a compilação do código fonte cria um executável que, por sua vez, será interpretado por uma máquina virtual. A máquina virtual funciona como um intermediário entre o código e a plataforma na qual esse código será executado. Isso permite que a aplicação seja executada em diferentes plataformas (Filosofia WORA: write once, run anywhere. Em português, “Escreva uma vez, execute em qualquer lugar”).

No entanto, o mercado com mais oportunidades em que o Java está presente é o de Web. Não é por acaso sua popularidade: criar um projeto com Java dá muita liberdade, evitando cair no vendor lock-in. Em outras palavras, o cliente fica independente do fabricante de vários softwares: do servlet container, do banco de dados e até da própria fabricante da Virtual Machine! Além disso, pode-se fazer todo o desenvolvimento em um sistema operacional e fazer o deploy (implantação) em outro.

Apesar de tanta popularidade no ambiente Web, o desenvolvimento com Java não é trivial: é necessário conhecer as APIs de servlets e de JSP, mesmo que você venha utilizar frameworks como Struts, VRaptor ou JSF. Conceitos de HTTP, session e cookies também são mandatórios para poder enxergar gargalos e problemas que sua aplicação enfrentará.

Hello World!

Configuração do Ambiente

Framework

Referências