Monitor: A definir
Criado em 1995 pelo programador japonês Yukihiro Matsumoto (mais conhecido como Matz), o Ruby é uma linguagem de programação orientada a objetos e de sintaxe simples. A proposta de Matz era desenvolver uma linguagem legível, fácil e agradável, daí o slogan da linguagem: “O melhor amigo do programador”.
Inspirada em linguagens como Perl, LISP e SmallTalk, Ruby é utilizada principalmente no desenvolvimento de aplicações web. As principais características são:
Ruby on Rails é um framework utilizado em conjunto com o Ruby. Entretanto, Ruby on Rails não é a linguagem de programação. A linguagem de programação é apenas “Ruby”. O Ruby on Rails é responsável por muito do sucesso obtido pelo Ruby. Atualmente, muitas startups escolhem Ruby e Ruby on Rails para desenvolver suas aplicações, pois a tecnologia permite que se dedique mais tempo e atenção ao negócio em si do que ao desenvolvimento. Isto ocorre, pois normalmente os prazos para conclusão dos projetos que usam essas tecnologias são mais curtos, tamanho é a produtividade que a linguagem e o framework proporcionam.
O Rails foi criado pensando na praticidade que ele proporcionaria na hora de escrever os aplicativos para Web. Assim, tornou Ruby uma das linguagens de programação mais populares e que ainda possui altas perspectivas de crescimento. Trata-se de uma tendência! Aplicações web de grande relevância, como Twitter e GitHub utilizam a linguagem.